quinta-feira, 27 de junho de 2013

Dicas de como passar as férias com seu bicho amigo


As férias de julho se aproximam e a alegria de colocar o pé na estrada divide espaço com a dúvida sobre o que fazer com o bicho amigo? Deixá-lo em casa, em hotelzinho ou levar junto? A equipe Bicho Amigo Belém, dá algumas orientações para que a felicidade do merecido descanso não se transforme num drama para os bichos.



Considere deixar o pet em casa – se tiver alguém da sua confiança e familiar ao animal que possa visitar diariamente a residência e se a viagem for de poucos dias. Cães arredios a mudanças de ambiente e que não costumam sair de casa podem ficar melhor assim. Também é boa pedida para gatos, que são naturalmente resistentes a qualquer alteração na rotina e não gostam de ser transportados, salvo exceções (há alguns gatos que acompanham bem os donos nessas saídas). Mas atenção: não é porque gato é um pet mais independente que ele pode ficar muito tempo sozinho! A visita diária é indispensável, tanto para os cuidados com alimentação, higiene e passeio (no caso dos cães), quanto para momentos de atenção e carinho, para o animal não se sentir muito sozinho ou abandonado. Pet sitter é uma opção? Sim, mas é como uma babá, precisa ser de confiança e ter boas referências.

Considere hotelzinho – se o pet é mais sociável, aceita mudanças de ambiente, mas não pode ser levado na viagem. Escolha criteriosamente o local, peça recomendação de amigos ou parentes que já tenham deixado o animal de estimação durante viagens e confira de perto as condições do hotel. Geralmente os locais exigem que pet esteja saudável, devidamente vacinado e vermifugado, além de castrado, o que significa uma segurança para a saúde de todos. É recomendável levar os objetos dele, como cama, vasilhas e brinquedos, além do alimento ao qual ele está acostumado, para que não estranhe tanto a mudança. Importante combinar previamente com os responsáveis qual será a rotina de atividades do pet, como horário das refeições, lazer etc, e se certificar de que ele não ficará em uma gaiola, pois isso certamente irá estressá-lo.

Considere levar na viagem – se o destino aceita bichos de estimação e o animal for sociável e adaptável a novos ambientes. Nesse caso, é necessário pensar na logística e garantir um transporte adequado e seguro, que pode ser em caixas apropriadas disponíveis para compra em pet shops. Além disso, é importante levar os pertences do animal, como caminha, vasilhas de água e comida , além de alguns brinquedos, de forma que ele não estranhe tanto a mudança de ambiente. As vacinas precisam estar todas em dia e é bom que o cão tenha tomado também a da gripe canina, especialmente porque o inverno pode favorecer a doença. Também é preciso garantir que os animais estejam devidamente vermifugados e recebido anti-pulgas e carrapatos. Afinal, ninguém quer um bichinho doente após os dias de alegria, certo? Ao chegar no destino, vale deixar que o pet possa explorar o novo espaço, assim ele tende a se familiarizar mais depressa com o local.

Muita atenção – em todas as situações, quanto mais depressa o bicho de estimação se adaptar à mudança, menores as chances de ele apresentar alterações fisiológicas. É natural que, num primeiro momento, ele tenha certa oscilação de apetite ou dúvidas sobre onde fazer suas necessidades. Os proprietários não precisam se preocupar, a não ser que o comportamento persista por mais tempo. Outro ponto importante: não é indicado alterar a dieta do animal durante as férias, pois quanto mais forem mantidos os hábitos, melhor. E como mudanças alimentares requerem troca gradual e exigem no mínimo uma semana, devem ser realizadas antes ou depois das férias. 

Com essas dicas as suas férias tem tudo para ser incríveis, tanto pra você, quanto para seu Bicho Amigo.

Um comentário: