Seja Voluntário

O perfil de nosso voluntariado

Temos flexibilidade, mas também compromisso

O trabalho voluntário é compromisso contínuo e ativo, porém flexível. Cada um contribui na medida de suas possibilidades, mas a seriedade e compromisso com o cumprimento daquilo a que cada um se propôs é essencial. Sabemos que cada um tem ritmos e momentos diferentes e nestes variam as possibilidades de engajamento. Todos os tipos de engajamento são bem-vindos, mas na impossibilidade de cumprir o combinado, basta que seja avisado ao grupo para que a tarefa seja assumida por outra pessoa. É simples. Não somos um grupo de cobranças e amargura; temos uma atitude positiva. Mas isso não nos isenta de sermos sérios no que fazemos. É o que esperamos de novos voluntários.


Estudamos
Outro aspecto muito importante de nosso trabalho é nos prepararmos para fazemos a defesa dos animais. Usamos argumentos técnicos, econômicos, científicos e éticos para propor soluções. Não mudaremos o estado das coisas com argumentos emocionais do tipo “os animais sofrem tanto, o mundo é tão cruel para com eles...”.

Exercitamos limites financeiros, logísticos e emocionais
Trabalhamos dentro de limites. Não acumulamos dívidas com parceiros e isso implica não assumir a responsabilidade pela grande parte das solicitações de ação que recebemos. Também não podemos colocar em práticas todas as boas idéias que temos, nem desenvolver ações de proteção em relação a todos os animais do Brasil e do mundo.

Também não estimulamos que ninguém “se mate”, negligenciando sua família, trabalho ou estudos para o trabalho voluntário. Embora nosso pequeno grupo de linha de frente tenha que ser de certa forma malabarista, multitarefa e parecer tirar tempo do chapéu, não somos e não queremos ser um grupo de mártires. Cada vez mais procuramos um equilíbrio entre as mais diversas esferas de nossas vidas e convidamos todos a fazer o mesmo.

OK! Identifico-me com as idéias e o trabalho. Como posso botar a mão na massa? 
Há três maneiras de se relacionar com a APABA:


1. Como amigo da Associação. Os amigos da APABA recebem boletins informativos, colaboram eventualmente,apoiam e divulgam as causas defendidas pela Associação.


2. Como contribuinte, que contribui regularmente com valores e/ou bens, não tendo demais obrigações com a Associação. Possuem acesso periódico à prestação de contas e ao relatório de atividades da Instituição.

3. Como associado, relação em que há vínculo com a APABA. Os associados são pessoas que se filiam à Associação após participação em uma reunião para novos voluntários e assinatura obrigatória do termo de serviço voluntário (de acordo com a Lei nº 9.608 de 18/02/1998, que regulamenta o trabalho voluntário no Brasil). Os associados também são chamados, informalmente, de voluntários.
Agora é só entrar em contato conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário